Assinatura digital e transações imobiliárias

A maioria dos documentos das transações imobiliárias necessita de certificação cartorial de autenticação. Se o corretor de imóveis pudesse simplesmente enviar o documento com uma assinatura digital transmitindo a mesma confiança na sua autenticidade e cumprindo todos os requisitos legais o negócio imobiliário se tornaria bem mais simples e prático.

A assinatura digital é uma tecnologia que faz uso da criptografia e permite a certificação de documentos digitais. Funciona como uma assinatura reconhecida garantindo a identificação de pessoas ou empresas e a realização das comunicações eletrônicas com segurança.

imobiliarias em presidente prudente

Para assinar um documento eletrônico utiliza-se um smartcard juntamente com um software assinador que verifica a assinatura de um documento usando outro software validador. A chave pública é o certificado digital do signatário, contida no documento eletrônico.

Com a assinatura eletrônica, a burocracia envolvendo o processo de compra e venda de imóveis seria reduzida. O comprador já não necessitaria se deslocar ao cartório, aguardar dias pelo registro na matrícula do imóvel e regressar ao banco com os documentos. A comunicação seria feita entre o banco e o cartório reduzindo o prazo desse processo.