Portadores de marca-passo e dentista

O marca-passo pode comprometer a realização de alguns procedimentos e os procedimentos odontológicos também fazem parte desse rol.

Determinar se um procedimento é seguro para um paciente portador de marca-passo exige o conhecimento de um cardiologista, clinica odontologica curitiba.

Se você é um paciente com um dispositivo cardíaco implantado, o tratamento odontológico assim como qualquer tratamento especializado deve ter o acompanhamento médico indicado. Os tratamentos odontológicos quase sempre incluem radiografias, sondas ultrassônicas, e procedimentos que podem produzir altos níveis de energia eletromagnética. Para evitar o mau funcionamento e possíveis danos ao seu marca-passo, é necessário avisar antecipadamente ao profissional sobre a presença do mesmo. Isso é muito importante, mesmo quando se usa a proteção de chumbo ou outros protetores similares na região do peito.

Estudos mostram que pacientes odontológicos portadores de marca-passo possuem um maior risco em desenvolver endocardite. Essa infecção ou inflamação do coração ocorre como o resultado da entrada de bactérias na corrente sanguínea, advindas de problemas na boca. Por isso dentistas qualificados e experientes, adotam uma abordagem proativa para ajudar a impedir o desenvolvimento dessa condição.